Algoritmo do Instagram: Entenda como ele funciona

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O Instagram é uma das principais redes sociais atualmente. Por isso é de extrema importância sabermos como ele funciona.

Por isso trouxemos algumas explicações para que você entenda como funciona o engajamento nas suas postagens.

Com mais de 800 milhões de usuários ativos, o Instagram é hoje uma das principais redes sociais em todo o mundo.

Isso não é diferente no Brasil: de acordo com a Social Media Trends 2018, ele é a segunda rede social mais usada tanto pelas empresas quanto pelos usuários, além de apresentar o maior crescimento em relação ao relatório de 2017.

Com tantos números relevantes, nada mais natural que usar o Instagram para sua empresa, não é mesmo. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como engajar nessa rede.

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Afinal, Como funciona o algoritmo do Instagram?

No começo, o Instagram funcionava cronologicamente, ou seja, os posts eram exibidos para os usuários de acordo com a ordem de postagem.

Isso mudou quando o Instagram desenvolveu seu algoritmo em meados de 2016. O objetivo era que os posts mais relevantes para a experiência de cada usuário aparecesse em seus feeds.

Apesar de inúmeras queixas na época, a rede vem observando números crescentes, tanto de usuários, quanto de postagens e nos níveis de engajamento. Aliás, o Instagram é a rede que mais engaja atualmente.

O algoritmo do Instagram tem um objetivo claro: que o usuário encontre o que ele mais deseja em primeiro lugar.

E como isso funciona na prática? Bom, o algoritmo é baseado em três princípios básicos:

Temporalidade

Embora o Instagram tenha abandonado a ordem cronológica das postagens, isso não significa que a temporalidade não importa mais. A rede leva em consideração que os usuários querem ver conteúdo novo e recente a cada vez que usam o aplicativo.

Por isso, os posts não aparecem em uma ordem cronológica mais, mas ainda seguem uma lógica temporal, sendo um dos critérios do algoritmo.

Engajamento

O engajamento que uma postagem recebe indica seu potencial para engajar mais pessoas na rede. Por isso, a chance de posts com muitas curtidas e, principalmente, comentários, serem exibidos para mais usuários é maior, principalmente posts que recebem muito engajamento nos primeiros instantes de sua postagem.

Relacionamentos

Você já deve ter percebido que os posts de amigos mais próximos ou de suas marcas preferidas sempre aparecem logo que você abre o aplicativo, não é mesmo?

Isso tem um motivo: o Instagram analisa os perfis com os quais você se relaciona mais para entender a relevância das postagens feitas para a sua experiência.

Como essa análise é feita? Por meio dos comentários que você faz, de quem você busca no aplicativo e até mesmo das postagens e Stories que você compartilha com outros usuários.

Como o algoritmo do Instagram impacta marcas?

Sabemos que as redes sociais são uma das mais importantes estratégias online para as marcas atualmente. Elas são importantes canais para marketing e vendas, divulgação de conteúdo e contato e atendimento ao público.

Entender as particularidades de cada rede é fundamental para performar um bom trabalho e conseguir resultados positivos para os objetivos do seu negócio.

O algoritmo do Instagram deixa muito claro a intenção da rede em criar um ambiente propício a proximidade entre marcas e usuários.

Basicamente, o maior impacto do algoritmo do Instagram para as marcas é que elas precisam esforçar-se para ser relevantes para sua audiência.

E porque isso é tão positivo? Simples: porque aumenta o engajamento! O Instagram é a rede social em que as pessoas mais engajam!

Para as marcas na rede, isso é especialmente vantajoso pois:

Seus esforços serão recompensados! no Instagram, se você faz um bom trabalho ao longo do tempo e desenvolve uma conta interessante, com seguidores engajados, seus números crescerão exponencialmente;
maior tempo de relevância das postagens: antes do algoritmo seu post era relevante apenas nas primeiras horas de postagem, já que a maioria das pessoas não desliza pelo feed por dias seguidos. Com o algoritmo, boas postagens aparecem para mais usuários por mais tempo, o que implica e um maior tempo de relevância para aquela postagem.

Quer saber mais sobre o Instagram e como usá-lo para a sua empresa? Então, venha conversar com a gente aqui na Pivô e conhecer boas práticas e dicas sobre como desenvolver uma estratégia de gestão de redes sociais para o seu negócio.


Fonte: Rock Content

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