Conveniência é a escolha do Consumidor

Algoritmo do Instagram: Entenda como ele funciona
2 de Fevereiro de 2018
Marketing no Instagram
16 de Fevereiro de 2018

O consumidor busca cada vez mais conveniência na hora de resolver suas necessidades particulares.

Por isso, nesta era da livre escolha é preciso pensar no consumidor de forma única e não como um grande público.

Qualquer atrito que impeça que a experiência de compra seja rápida, fácil e conveniente pode levar o consumidor a procurar outra loja, seja física ou online.

O comportamento do consumidor mudou muito e podemos culpar a Amazon por isso!

A jornada do ominiconsumidor começa com a pesquisa no online e, quando ele chega à loja, já sabe exatamente o que esta procurando. Ele vai para retirar um produto, para compras rápidas/fáceis ou mesmo para ter uma experiência diferente.

A Amazon esta sempre em busca de recursos para complementar seu ecossistema e, já tendo domínio do mundo online, partiu para a conveniência no físico.

Amazon Go: A conveniência sempre ganha

Amazon Go – que ficou em teste desde 2016 para funcionários – abriu uma loja em Seattle, agora em janeiro de 2018. O processo é muito simples, o consumidor é identificado na entrada da loja e depois os sistemas de câmeras e sensores de pesos nas prateleiras identificam os produtos que estão sendo comprados. Para comprar, basta ter uma conta na Amazon e o app instalado.

A conveniência no varejo atual

Entre os produtos vendidos, estão os principais itens de conveniência, como vinhos, queijos, sanduíches e frutas. Mesmo em meio a tanta tecnologia, as pessoas sempre terão espaço no varejo. Neste caso, a reposição de produtos é feita por uma pessoa, bem como a recepção na entrada da loja e na sessão de bebidas (respeitando questões legais, o atendente questiona a idade do consumidor).

No Brasil, grandes varejistas estão se posicionando e investindo em inovações, visando sempre a conveniência para o consumidor, como é caso do Grupo Pão de Açúcar.

Integrando uma experiência digital ao ambiente físico, foram instalados em 167 lojas da marca Pão de Açúcar o “caixa express”, que permite que o cliente agende via app o horário que deseja passar no caixa, evitando a perda de tempo em filas.

Já na Via Varejo a integração do físico e digital se dá por meio da entrega. Os clientes das bandeiras Casas Bahia, Extra e Ponto Frio terão mais uma opção de entrega sem custo de frete. Além da possibilidade de retirada em loja, o consumidor poderá optar pela retirada de seu pedido via locker – instalado em postos de combustíveis em São Paulo, em parceria com a Ipiranga.

Na semana passada, foi inaugurada uma loja conceito do Ponto Frio no shopping Vila Olímpia em São Paulo. A loja conta com vitrine digital com tela de 2,30 mt, que exibe em tamanho real imagens de refrigeradores, fogões e máquinas de lavar. Há ainda a pesquisa de satisfação realizada com reconhecimento facial, óculos de realidade virtual para as vendas de móveis, wi-fi gratuito e mapa de calor.


Fonte: Mercado e Consumo

Vem ficar por dentro das melhores estratégias de marketing, branding e experiência para o consumidor no varejo atual e trocar uma ideia com a gente aqui na Pivô.

Siga a Pivô nas Redes Sociaisfacebook.com/pivobrands | instagram.com/pivobrands | pinterest.com/pivobrands

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *